Livros


Ttitulo: Anjos e Demônios- A primeira aventura de Langdon
Editora: Sextante   
Autor: Dan Brown  
Ano: 2004 
Edição: 1
Número de páginas: 464

                                RESENHA


Uma ameaça que pode destruir toda a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Robert Langdon (Hanks) é chamado às pressas por Maximilian Kohler para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado no CERN, um grande centro de pesquisas na Suiça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura marcada no corpo da vítima – um ambigrama, palavra que pode ser lida tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo – é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há 400 anos. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon vai para Roma junto com Vittoria Vetra (Zurer), filha do físico assassinado, para avisar o carmelengo Carlo Ventresca (Ewan McGregor). Nessa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati – um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião.

Reflexão ao livro!

 O livro mostra um conflito muito existente em uma sociedade, o interesse do poder entre pessoas leva a descordia e perda do objetivo da organização.

BRASIL. Anjos e Demônios: A primeira aventura de Langdon. Rio de Janeiro: MTC, 2004. Disponível em: <http://www.sinopsedolivro.com/2008/03/sinopse-do-livro-anjos-e-demnios.html>. Acesso 09 maio 2011.







Ttitulo:O Monge e o Executivo- Uma história sobre a essência da liderança.
Editora: Sextante
Autor: Jame C. Hunter 
Ano:  2004
Edição: 25° 
Número de páginas: 140


RESENHA

Este foi um dos primeiros livros sobre liderança lançados, com caráter não técnico. O Monge e o Executivo conta uma história de um executivo de uma empresa que, no limite do stress, é inscrito pela mulher em um programa de reflexão em um monastério. Lá, o monge que recebe o executivo (e os outros personagens) e um ex-presidente de uma multinacional, mega bem- sucedido mas que decide largar tudo para viver como monge. Nossas decisões são reflexos nem sempre racionais e, por isso, os fatores emocionais, intrapessoais e de administração são tão importanmtes. A leitura O Monge e o Executivo é capaz de reativar esses laços e também a relevância  do relacionamento de liderança, respeito e humildade que deve existir em nosso dia-a-dia. Vale dizer nessa resenha, que o exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas. Eu considero a idéia do livro muito boa par ser aplicado a quem tem subordinados. Não é novidade que melhorar o clima organizacional motiva e melhora a produtividade. Porém, a forma com isso tudo é abordado e  de fato muito interessante e proveitosa. Mesmo quem não gosta de ler, vai gostar do livro. Talvez seja por isso que está sempre entre os mais vendidos... possuindo até uma versão em aúdio (audiobook). em resumo, para o autor, o líder e um alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade.

Reflexão ao livro!

Nas organizações devemos lhe dar com alguns conflitos, nesse livro mostra o grande efeito dessses conflitos que atinge os funcionários. Relata de como conduzir bem uma liderança nesses momentos.

BRASIL. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro. Disponível em: /<http://www.lendo.org/resenha-o-monge-e-o-executivo/>. Acesso em 09 maio 2011.





Ttitulo: A Lógica do Cisne Negro- O Impacto do altamente improvável
Editora: Best Seller
Autor: Nassim Nicholas taleb  
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 464


RESENHA

Um Cisne Negro é um acontecimento altamente improvável que reúne três características principais: é imprevisível; produz um enorme impacto; é, após a sua ocorrência, é arquitetada uma explicação que o faz parecer menosaleatório e mais previsível do
que aquilo que é na realidade. O incrível êxito do You Tube é um Cisne Negro, assim como o 11 de setembro. Por que razão não temos conciência do fenomeno dos cisnes negros antes da sua ocorrência? Parte da resposta, segundo Taleb, reside no fato de os seres humanos estarem absolutamente programados para aprender coisas específicas quando, pelo contrário, deveriam concentrar-se em generalidades. Somos, portanto, incapazes de avaliar verdadeiramente as oportunidades, demasiado vulneráveis ao impulso de simplificar, narrar e classificar, para além de não sermos suficientemente abertos para recompensarmos aqueles que conseguem imaginar o "impossível". Elegante surpreendente e universal nas suas aplicações, O Cisne Negro irá mudar a sua forma de olhar para o mundo. Nassim Nicholas Taleb explica aqui tudo aquilo que sabemos acerca do que não sabemos e indica alguns truques admiravelmente simples para lidar com os cisnes negros e para beneficiar deles.
O Cisne Negro constitui um marco- e é, ele próprio, um Cisne Negro.

Reflexão ao livro!

O livro retrata uma análise do comportamento que alguns funcionários adotam achando que é o melhor para a organização. Concentram-se em se tornarem autocratas não dando oportunidade do crescimento da organização.

Brasil. A Lógica do Cisne Negro: o impacto do altamente improvável. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=4325.>. Aceso em 09 maio 2011.